Um gavião gigante cobrirá a rodoviária de Itaquera
Um gavião estilizado gigante vai ornamentar a futura Rodoviária de Itaquera, na zona leste de São Paulo, que será construída anexa à Estação Corinthians-Itaquera do metrô. O projeto deve estar pronto antes da Copa de 2014 e ficará na frente da Arena Corinthians, o estádio que o Corinthians está construindo e que vai abrir o campeonato mundial.
O gavião é ideia do escritório de arquitetura Tetra Projetos, contratado pelo consórcio escolhido pela Prefeitura para executar a obra. O arquiteto Marc Duwe, responsável pela obra, diz que o surgimento da estrutura não foi proposital. "O formato fica parecido com um pássaro, foi consequência da funcionalidade. Mas não fizemos o gavião para depois encaixar o resto dentro", alega.
Chamar a estrutura de gavião já virou brincadeira entre o corpo técnico da São Paulo Transporte (SPtrans), empresa da Prefeitura responsável pela frota de ônibus da cidade e pelo planejamento da rodoviária. Mas, oficialmente, em nota, a Secretaria Municipal de Transportes evita polêmicas e diz que "a cobertura curva tem a funcionalidade de projetar-se para cobrir o acesso dos usuários e compor com as formas definidas do conjunto metroferroviário e não busca fazer alusão a quaisquer referências".
O gavião é ideia do escritório de arquitetura Tetra Projetos, contratado pelo consórcio escolhido pela Prefeitura para executar a obra. O arquiteto Marc Duwe, responsável pela obra, diz que o surgimento da estrutura não foi proposital. "O formato fica parecido com um pássaro, foi consequência da funcionalidade. Mas não fizemos o gavião para depois encaixar o resto dentro", alega.
Chamar a estrutura de gavião já virou brincadeira entre o corpo técnico da São Paulo Transporte (SPtrans), empresa da Prefeitura responsável pela frota de ônibus da cidade e pelo planejamento da rodoviária. Mas, oficialmente, em nota, a Secretaria Municipal de Transportes evita polêmicas e diz que "a cobertura curva tem a funcionalidade de projetar-se para cobrir o acesso dos usuários e compor com as formas definidas do conjunto metroferroviário e não busca fazer alusão a quaisquer referências".
A Fiel Torcida (e as torcidas dos outros times) deve começar a ver o gavião tomar forma no começo do ano que vem. A Prefeitura termina o edital de licitação das obras da rodoviária ainda neste ano. O investimento é estimado pela Prefeitura em R$ 436 milhões.
Segundo a assessora técnica da SPtrans Maria Cristina Biondilo, a ideia é evitar que os ônibus que vêm das Rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra tenham de passar pelo centro da cidade. "O usuário terá acesso direto ao metrô", afirma ela. O terminal rodoviário ficará em uma das asas do gavião. Na outra, estará o terminal urbano.
0 comentários